O SALA ABERTA é um evento de caráter artístico-cultural organizado pelo Curso de Graduação em Dança da UFU que tem como objetivo ser um espaço de formação artística para discentes, docente e técnicos da UFU, completando o ciclo entre ensino, pesquisa e extensão, fundamental para a formação acadêmica.
Inicialmente, ainda no ano de 2011, as atividades desenvolvidas durante os semestres letivos eram apresentadas no evento Semana de Encerramento do Semestre, que acontecia em conjunto com o Curso de Teatro. O objetivo dessa semana de encerramento era apresentar para a comunidade os trabalhos desenvolvidos nas disciplinas dos cursos, em formato de mostra didática. Assim, ao final de cada semestre letivo, normalmente nos meses de julho e dezembro, as portas das salas de aula eram abertas ao público externo à Universidade, possibilitando que o processo de formação artística fosse articulado de maneira a que esse contato com o público fosse efetivamente um espaço de formação.
No ano de 2013, com o crescimento do Curso de Dança e de suas produções artísticas e de pesquisa, as atividades da Semana de Encerramento foram desmembradas e passou a ser produzido o projeto Sala Aberta – Compartilhamento de Processos, que manteve a proposta de ser um conjunto de apresentações artísticas e de comunicações de pesquisa dos trabalhos produzidos pelos alunos nas disciplinas do curso, em forma de mostra artística. Esse formato, que mantinha as apresentações ao final de cada semestre letivo, perdurou até o ano de 2015.
No ano de 2015, percebendo a importância e necessidade de potencializar a relação dos estudantes com os processos profissionais de participação em eventos artísticos e culturais, além de garantir que o evento apresentasse para a comunidade interna e externa à UFU resultados de trabalhos artísticos do Curso de Dança de modo mais organizado, foi decido que o evento passaria a ser realizado em edição anual, comportando outros tipos de trabalhos artísticos (não apenas aqueles resultantes de disciplinas do curso), como também oficinas, minicursos, palestras, rodas de conversa.
Desde então o SALA ABERTA passou a ser um evento institucionalizado e parte integrante dos processos formativos do Curso de Dança da UFU. Também passou a se consolidar como processo formativo continuado do referido curso, constituindo espaços de feedback sobre os trabalhos apresentados no evento e dando suporte para que os estudantes passassem a refletir, a partir dessas ações, os seus processos de criação artística.
O SALA ABERTA tem sido realizado sempre ao final do primeiro semestre letivo, buscando uma articulação e participação não apenas da comunidade do Curso de Dança e do IARTE, mas o envolvimento com a comunidade UFU e a comunidade externa à UFU. Desse modo, tem contemplado o Projeto Político do Curso de Bacharelado em Dança no que diz respeito à formação do seu egresso, especialmente em relação às habilidades necessárias para sua atuação profissional, especialmente como “intérprete-criador de espetáculo; autor de roteiros, coreografias e cenas de espetáculos; pesquisador em artes; diretor de espetáculos; produtor e executor de projetos artísticos culturais” (PPP, 2011, p.17).
CATÁLOGOS
SALA ABERTA desde sua edição 2020, após o termino dos eventos organiza um Catálogo com os registro fotográficos das suas atividades. A depender da edição pode ser impresso, mas sempre é garantir uma versão digital. Servindo como registro e um instrumento para pesquisa e rememorar os bom momentos do Curso de Dança e de sua comunidade. A baixo você tem acesso a alguns deles:
PROJETO
SALA ABERTA é organizado de maneira a tornar-se, em si, um espaço formativo para os estudantes do Curso de Dança, seja na dimensão de sua participação como artista na composição da programação do evento, seja como espectadores dos trabalhos artísticos apresentados, seja na participação em atividades de Feedbak e/ou como participantes da equipe de organização do evento.
Os objetivos desse projeto são:
-
Ser um importante espaço de formação para os acadêmicos do Curso de Dança, como um projeto fundamental de articulação do Curso de Dança e do IARTE com a comunidade interna e externa à UFU;
-
Colaborar para o desenvolvimento dos diversos processos formativos dos estudantes em suas dimensões acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) e artísticas;
-
Oportunizar o compartilhamento de seus processos e produções artísticas do Curso de Dança da UFU, sejam resultados de disciplinas, de projetos de iniciação científica, de grupos de pesquisa e extensão;
-
Articular ações que permitam o diálogo entre a formação no campo da dança e a atuação profissional;
-
Possibilitar diálogos entre os estudantes do Curso de Dança com egressos, professores da UFU e de outras instituições, artistas independentes da cidade de Uberlândia e de outras regiões do país;
-
Fomentar a inserção do Curso de Dança, do IARTE e da UFU junto à comunidade externa, a fim de se fazer conhecer a produção do curso.
ORGANIZAÇÃO
O SALA ABERTA é organizado por uma comissão formada por professores, técnicos e estudantes do Curso de Dança da UFU. Essa comissão, além de ser responsável pela organização e realização do evento, torna-se um espaço de formação no campo da produção cultural, colaborando para os futuros processos de trabalho dos egressos desse curso.
Nesse contexto, os professores que compõem a comissão atuam como orientadores do processo, sendo parte integrante dessa construção coletiva do projeto e do evento.
Os passos para essa organização envolvem:
-
Constituição de comissão nomeada pelo IARTE, composta por docentes, técnicos e discentes do Curso de Dança;
-
Reuniões para construção, de modo colaborativo, do processo de produção do evento;
-
Organização de equipes de trabalho e orientações quanto à atuação nos processos de produção do evento;
-
Realização do evento, conforme data definida em acordo com o calendário acadêmico da UFU;
-
Organização de relatórios das atividades.
Essa comissão desenvolve o trabalho a cada ano e, ao final do seu ciclo de trabalho, é destituída para a criação/elaboração de uma nova comissão, que será responsável pela produção da edição seguinte.
BACHARELADO EM DANÇA
Em sintonia com um pensamento contemporâneo de arte, corpo, cultura e tradição, o Curso de Bacharelado em Dança da UFU pretende capacitar o egresso para o exercício da criação em dança, da sensibilidade artística e do pensamento reflexivo. Procura viabilizar uma formação que os prepare para atuar em processos criativos que envolvam a Dança em suas diversas interlocuções e possibilidades estéticas. Não há uma proposição de formação voltada para um modelo específico de profissional. Antes, há na proposta do curso um perfil ético/estético que possibilita ao aluno desenvolver sua arte de modo muito particular.
Um dos objetivos do curso é o de valorizar a formação interdisciplinar e específica do artista da dança, por meio de uma equilibrada relação entre experiência prática e fundamentação teórica, considerando o trânsito criativo entre as diversas áreas de conhecimento. Assim, além de abordagens específicas em dança há também a interlocução com outros campos de saber, tais como: música, filosofia, teatro, antropologia, estudos culturais, estudos de gênero, performance, entre outros.
O curso, ao reconhecer as práticas profissionais anteriores de seus discentes, procura complementar seu processo de formação, além de incentivar e possibilitar sua participação em grupos de pesquisas e em ações de extensão.
O campo de atuação primordial como Bacharel em Dança será a criação, a produção e a pesquisa artística. Portanto, o bacharel estará apto a atuar como: bailarino, coreógrafo, diretor de espetáculos, preparador corporal, produtor e executor de projetos artísticos e culturais, dentre outros. Além disso, poderá concorrer em concursos públicos para o magistério superior, prosseguir com pesquisas em cursos de pós-graduação e atuar como educador em espaços não-formais de ensino.
Tipo: Graduação (Bacharelado)
Email: codan@demac.ufu.br
Telefone: (34) 3230-9514